Call for Papers - A Sociedade Internacional Herbert Marcuse promove sua 6ª Conferência Bienal

De 12 a 15 de Novembro de 2015 se dará a 6ª Conferência Bienal promovida pela International Herbert Marcuse Society, na Universidade de Salisbury, Maryland - EUA.

Intitulada "Praxis e Crítica:Libertação, Pedagogia, e a Universidade", o propósito dos idealizadores do evento é fomentar a discussão sobre os mais recentes problemas e contradições inerentes à sociedade capitalista resultando em uma série de crises que se manifestam, aparentemente de modo permanente.

Pensando a obra de Herbert Marcuse, que visa radicalmente re-visionar as relações sociais via teoria crítica como uma maneira de formular uma práxis libertadora, muitos pesquisadores, acadêmicos e ativistas, numa tentativa de melhorar e analisar as consequências dessas relações sociais em ruínas, se movimentam na direção de pensar as recentes crises de coalescência, degradação ambiental, desigualdade econômica e instabilidade política.

No entanto, se vivemos em uma sociedade, como Marcuse coloca, "sem negação," como deve esta racionalidade crítica ser cultivada?

Diante de preocupações pedagógicas gerais de cultivar a racionalidade emancipadora, estudiosos independentes, ativistas, artistas, acadêmicos e outros são convidados a submeter trabalhos segundo as seguintes problemáticas, entre outras:

● Que papel pode e deve desempenhar pedagogia crítica em instituições de ensino superior? Dada a ênfase de Marcuse sobre a práxis, a pedagogia crítica não pode ser limitada ao espaço da sala de aula nas universidades - como pode-se traduzir uma racionalidade crítica em programas de ativismo e organização?

● Como o trabalho de Marcuse, da Escola de Frankfurt, e/ou teoria crítica podem ser relevantes para o contexto atual de lutas políticas, sociais, econômicas e culturais?

● Qual é o significado da práxis e crítica hoje? Podem os interlocutores contemporâneos de Marcuse nos ajudar a refinar, entender, reformular, criticar visões sobre a racionalidade crítica?

● O que podemos aprender com os ativistas e acadêmicos de uma ampla gama de teorias críticas, que lidam com a libertação em áreas como teoria crítica, intersetorialidade, estudos LGBTQIA, estudos sobre deficiência e teoria pós-colonial?

● Como a teoria crítica de Marcuse pode fornecer uma lente através da qual se pode avaliar a condição atual da sociedade industrial avançada?

A participação de graduandos também é encorajada. Estudantes de graduação são convidados a apresentar trabalhos em sessões simultâneas especiais. Estudantes de graduação e pós-graduação também terá a oportunidade de apresentar documentos de conferências, para publicação, as edições especiais da conferência.

O envio dos abstracts pode se dar até o dia 20 de Maio.

Esta conferência é um compromisso interdisciplinar, multimédia com as várias dimensões da obra de Herbert Marcuse. Assim, para além da apresentação de trabalhos, a conferência irá também apresentar duas exposições relacionadas, sendo a primeira "Versprechen, dass es Anders sein kann" (Promessas de que ele pode ser diferente) pelo pintor Antje Wichtrey. Elizabeth Kauffman, será curadora da segunda exposição.

Para obter mais informações, entre em contato com os organizadores da conferência:
Dr. Sarah Surak (smsurak [at] salisbury.eduDr. Robert Kirsch (rekirsch [at] salisbury.edu).

Texto extraído e modificado da página da Sociedade Internacional H.M., disponível em