Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Filosofia da UFES

Capítulos de livros

2013
35. FERREIRA, Eliza B.; FERREIRA, A.A. CMES no estado do Espírito Santo: a participação regulada. In: Donaldo Bello de Souza. (Org). Mapa dos Conselhos Municipais de Educação no Brasil. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2013, v. 1, p. 111-128.

2012
34. FERREIRA, Eliza B. O Proeja e o direito à formação integrada: limites, avanços e possibilidades de implantação. In: Edna Castro de Oliveira; Antonio Henrique Pinto; Maria José Resende Ferreira (Org.). Eja e educação profissional: desafios da pesquisa e da formação no Proeja. 1. ed. Brasília: Liber, 2012, v. 1, p 7-374.
33. FERREIRA, Eliza Bartolozzi. Educação e desenvolvimento no Brasil e no Espírito Santo. In: BITTENCOURT, G. e RIBEIRO, L.C.M. (Org.). Um painel da nossa história II. 1. ed. Vitória: Biblioteca Pública Estadual, 2012, v. 1, p. 77-97.
32. FERREIRA, Eliza B. Políticas educativas e a carreira docente na contemporaneidade. In: Dalila Andrade Oliveira; Myriam Feldfeber; Ronal Garnel Escobar (Org.). Educación y trabajo docente en el nuevo escenario latinoamericano: entre la mercantilización y la democratización del conocimento. 1. ed. Lima: Fondo Editorial UCH, 2012, v. 5, p. 101-122.
31. FERREIRA, Eliza Bartolozzi; VENTURIM, S; Côco, V. O trabalhador docente no Espírito Santo: aproximações gerais sobre o perfil e suas condições de trabalho. In: Ferreira, Eliza B.; Oliveira, D.A.; Vieira, L.F. (Org.). O trabalho docente na educação básica no Espírito Santo. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço Editora Ltda., 2012, v. 1, p. 19-38.
30. DUARTE, A.; FERREIRA, Eliza B. Política e gestão educacional: uma análise dos dados da pesquisa "trabalho docente na educação básica no Brasil". In: Oliveira, D.A.; Vieira, L.F. (Org.). Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço Editora Ltda., 2012, v. 1, p. 231-256.

2011
29. ABDALLA, Maurício. Combate à pobreza ou nova economia?. In: OLIVEIRA, Pedro A. Ribeiro de. (Org.). Opção pelos pobres no século XXI. 1 ed. São Paulo: Paulinas, 2011, v. 1, p. 205-228.
28. CAVALIERI, Edebrande; ABDALLA, Maurício; ARAÚJO, Arthur; BARREIRA, Marcelo; BORGES, D.; DA COSTA, Ricardo; DITCHFIELD, A.; FABRIS, Julio César; FONSECA, C.; LEITE, Y. L. R. Criação e evolução: os sentidos da questão a partir da fenomenologia da religião. In: Albert Dichfield; Arthur Araújo. (Org.). Darwin: ensaios e controvérsias. 1 ed. Vitória: EDUFES, 2011, v. , p. 55-64.
27. DELLA FONTE, Sandra Soares. Fundamentos teóricos da pedagogia histórico-crítica. In: Ana Carolina Galvão Marsiglia. (Org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. 1 ed. Campinas: Autores Associados, 2011, v. 1, p. -.
26. FELTZ JÚNIOR, Deonato; GUIMARAES, A. S.; PINEL, Hiran. "Eu não quero voltar sozinho": entre as (im)possibilidades e a percepção (sexual) de um adolescente com deficiência visual. In: PINEL et al. (Org.). Cinema, Educação & Inclusão. Cinema, Educação & Inclusão. 1ed .São Paulo: Clube de autores, 2011, v. 1, p. 263-269.
25. KIRMSE, Wagner Caldas; GOMES, V. . Acessibilidade e informática na escola inclusiva. In: Isaura Alcina Martins Nobre; Vanessa Battestin Nunes; Tânia Barbosa Salles Gava; Rutinelli da Penha Fávero; Lydia Márcia Braga Bazet. (Org.). Informática na Educação: um caminho de possibilidades e desafios. 1 ed. Vitória: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2011, v. 1, p. 187-206.
24. KIRMSE, Wagner Caldas; NOBRE, I. A. M. ; GAVA, T. B. S. . A importância do uso de recursos computacionais na educação do século XXI. In: Isaura Alcina Martins Nobre; Vanessa Battestin Nunes; Tânia Barbosa Salles Gava; Rutinelli da Penha Fávero; Lydia Márcia Braga Bazet. (Org.). Informática na Educação: um caminho de possibilidades e desafios. 1 ed. Vitória: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2011, v. 1, p. 41-66.
23. LUCHI, José Pedro. Pensamento pós-metafísico e Sociedade pós-secular: uma recente entrevista de Habermas sobre Religião. In: José Pedro Luchi. (Org.). Religião em debate. 1 ed. Vitória - ES: Aquarius, 2011, v. 1, p. 79-102.
22. NUNES, Antônio Vidal. A crítica de Tobias Barreto à Religião Natural de Jules Simon. In: José Pedro Luchi (Org.). Religião em Debate. Vitória - ES: Aquarius, 2011, v. , p. 31-57.
21. OLIVEIRA, Edna Castro de. Sobre a experiência de formação de educadores do campo. In Jane Paiva; Inês B. de Oliveira. (Org.). Educação de Jovens e Adultos e Imagens. Rio de Janeiro: DPetAlii, 2011, v. , p. 343-400.
20. OLIVEIRA, Edna Castro de. Movimentos Sociais e producão do conhecimento: avancos e desafios da pesquisa na formacão de educadores do campo do MST. In: Helena Amaral da Fontoura. (Org.). Políticas públicas e movimentos sociais: desafios à pós-graduacão em educacão em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: , 2011, v. , p. 38-57.
19. QUEIROZ, Luciana Molina. Notas sobre história em Marcel Proust: Uma investigação a partir de Benjamin e Rorty. In: LEITE, L. R.; CASER, M. M.; SODRÉ, P.R.; COSER, S.. (Org.). Leitor, leitora: literatura, recepção, gênero. Vitória: Ed. PPGL, 2011, v. , p. 217-221.

2010
18. CAVALIERI, Edebrande. O rigor científico como questão ética em Edmund Husserl. In: Verilda Speridião Kurth e Tadeu dos Santos. (Org.). IV Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitatiovos - Pesquisa Qualitativa: rigor em questão. 1 ed. Rio Claro: UNESP, 2010, v. 1, p. -658.
17. KIRMSE, Wagner Caldas. A INCLUSÃO DE UM ALUNO SURDO NA DISCIPLINA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DO CEFETES SERRA/ES. In: Sônia Lopes Victor; Lucyenne M. da Costa Vieira-Machado; Aline de Menezes Bregonci; Arlene Batista Ferreira; Keli Simões Xavier. (Org.). Práticas Bilíngues: caminhos possíveis na educação de surdos. 1 ed. Vitória: GM, 2010, v. 1, p. 137-152.
16. LOUREIRO, Robson; Antonio Zuin . Apresentação de Livro. In: LOUREIRO, Robson; ZUIN, Antonio Álvaro Soares. (Org.). A teoria crítica vai ao cinema. VITÓRIA: EDUFES, 2010, v. 1, p. 7-14.
15. LOUREIRO, Robson. Adorno e o cinema: a conversa continua. In: LOUREIRO, Robson; ZUIN, Antonio Álvaro Soares. (Org.). A teoria crítica vai ao cinema. 1 ed. VITÓRIA: EDUFES, 2010, v. 1, p. 53-85.

2009
14. CAVALIERI, Edebrande. O suicídio na abordagem fenomenológica. In: Ítalo Campos. (Org.). Vidas Interrompidas. Vitória: DIO - Departamento de Imprensa Oficial do ES, 2009, v. , p. 178-185.
13. OLIVEIRA, Edna Castro de; BATISTA, A. S. ; CARVALHO, C. F. ; OLIVEIRA, B. L. C. ; CAMPOS, C. S. ; SANTOS, M. F. ; SOUZA JUNIOR, L. ; SOUZA, M. J. C. . Formação continuada como educação de jovens e adultos: experiências juntos aos educadores do MST. In: OLIVEIRA, Ines Barbosa de ; PAIVA, J.. (Org.). Educação de Jovens e Adultos. 1 ed. Petropolis: DP et alli, 2009, v. 1, p. 1-144.

2007
12. CAVALIERI, Edebrande. Da idealização à encarnação: retorno ao mundo-da-vida em Edmund Husserl. In: Olga M. M. C. de Souza Soubbotnik ; Michael A. Soubbotnik. (Org.). O corpo e sua fic(xa)ções. 1 ed. Vitória: PPGL/MEL/PPGHIS, 2007, v. 1, p. 75-88.
11. NUNES, Antônio Vidal. Etapas do itinerário reflexivo de Rubem Alves: A dança da vida e dos símbolos. In: Antônio Vidal Nunes. (Org). O que eles pensam de Rubem Alves e de seu humanismo na religião, na educação e na poesia. São Paulo: Paulus, 2007, v. , p. 13-53.
10. OLIVEIRA, Bernardo Barros Coelho de. Até que o instante ou a hora participem de sua manifestação. A temporalidade da experiência estética, a partir de Kant e Benjamin. In: Cnton, Kátia; Pessoa, Fernando. (Org.). Sentidos e Arte Contemporânea. 1 ed. Rio de Janeiro: Associação Museu Ferroviário Vale do Rio Doce, 2007, v. 1, p. 112-129.

2006
9. OLIVEIRA, Edna Castro de. Os sentidos dos múltiplos espaços e tempos de formação da EJA. In: Leôncio Soares. (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica:SECAD-MEC/UNESCO, 2006, v. , p. -.

2005
8. ABDALLA, Maurício. O humano de nosso ser. In: José Pedro Luchi. (Org.). Linguagem e socialidade. 1 ed. Vitória: Edufes, 2005, v. 1, p. 11-29.
7. CAVALIERI, Edebrande. A teologia existencialista de Bultmann como expressão do pensamento moderno. Teologia e Modernidade. 1ª ed. São Paulo: Fonte Editorial Ltda, 2005, v. , p. 101-136.
6. LUCHI, José Pedro. A Lógica dos direitos fundamentais e dos Princípios do Estado. Linguagem e Socialidade. 1 ed. Vitória- ES: EDUFES, 2005, v. 1, p. 121-182.

2004
5. ABDALLA, Maurício. Filosofia e globalização. In: ABDALLA, M.; BARROS, M. Elizabeth B. de. (Org.). Mundo e sujeito: aspectos subjetivos da globalização. 1 ed. São Paulo: Paulus, 2004, v. 1, p. 69-92.
4. OLIVEIRA, Edna Castro de. . Educação de Jovens e Adultos no percurso da política educacional e a afirmação do direito a educação. In: Eliza Bartolozzi Ferreira. (Org.). Política educacional do Estado do Espírito Santo: a educação é um direito. Vitória: SEEB/SEDU, 2004, v. , p. -.
3. OLIVEIRA, Edna Castro de. ; BATISTA, A. S. ; OLIVEIRA, B. L. C. ; CAMPOS, C. S. ; CARVALHO, C. F. ; SANTOS, M. F. ; PODESTA, M. V. C. ; SOUZA, M. J. C. ; SOUZA JUNIOR, L. . Formação continuada como educação de jovens e adultos: experiências juntos aos educadores do MST. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PAIVA, Jane.. (Org.). Educação de Jovens e Adultos. 1ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004, v. 1, p. 127-142.

2001
2. DELLA FONTE, Sandra Soares . O passado em agonia: da criação de reducionismos ou sobre como matar a historicidade. In: Francisco Eduardo Caparroz. (Org.). Educação física escolar: política, investigação e intervenção. 1 ed. Vitória: Proteoria, 2001, v. 1, p. 169-191.

2000
1. LOUREIRO, Robson. Filosofia da educação: contribuição para uma práxis psicopedagógica. In: Alacir de Araújo Silva; Maria Elizabeth Barros de Barros. (Org.). Psicopedagogia: alguns hibridismos possíveis. 1 ed. Vitória: Saberes Instituto de Ensino, 2000, v. 1, p. 215-238.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910