Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Filosofia da UFES

Congresso Internacional Fantasia & Crítica

14 DE MAIO

Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

 

8:30 às 10:00  – Primeiras palavras

                            “Phantasía em Platão: da aparição à imaginação” – Marcelo Marques (FAFICH/UFMG)

 

10:30 às 12:30 – Imaginação em Kant

“Imaginação na Primeira Crítica” – Guido Almeida (IFCS/UFRJ)

“Imaginação na Terceira Crítica” – Virginia Figueiredo (FAFICH/UFMG)

 

14:00 às 16:00 – Imaginação e Fantasia em Kant e Husserl (sala 1)

“Crítica da imaginação fantasmagórica ou Kant e os problemas de se sonhar acordado” – Andrea Bieri (Unirio e PUC-Rio)

“Kant e sua estética das arquiteturas entre fantasia e crítica” – Miguel Gally (UnB)

“Entre intuição e significado: o problema da fantasia em Husserl” – Alice Serra (UFOP e FAFICH/UFMG)

“A concepção husserliana da arte e o problema da imaginação” – José Luis Furtado

 

A fantasia dos antigos e dos modernos (sala 2)

“A fantasia e as musas na formação da literatura grega” – Izis Dellatre Tomass (UFPR)

Phantasía e desejo em Aristóteles” – Viviane Gramigna (FAE)

“Fantasia e criação de liames civis: o diagnóstico crítico de Giambattista Vico ante a iminência da ‘barbárie da reflexão’” – Fran de Oliveira Alavina (UFOP)

“Alegoria fantástica do universo simbólico em Leibniz” – Maria Célia Pereira Oliveira (UFPA)

 

Fantasia e verdade na cultura literária (sala 3)

“Fantasiar o outro para encontrar o próprio. A inteligibilidade utópica” – Luís Andrade (Universidade Nova de Lisboa)

“A crítica às ‘metafísicas do vento’, na sermonística de Antonio Vieira” – Ana Lúcia de Oliveira (UERJ-CNPq)

Tutaméia, verdades de modo grande” – João Batista Santiago Sobrinho (CEFET-MG)

“A utopia da cultura literária no pensamento de Richard Rorty” – Luciana Molina Queiroz (FAFICH/UFMG)

 

16:30 às 18:30 – Imaginação e composição (sala 1)

“O surrealismo segundo a Escola de Frankfurt e o existencialismo francês: a potência crítica da fantasia” – Silvana Ramos (USP)

“As variações imaginativas das formas da subjetividade em Paul Ricoeur” – João Batista Botton (FAFICH/UFMG)

“Gianni Vattimo: experiência estética como crítica à violência metafísica” – Cláudia Dalla Rosa Soares (UERJ)

Hamlet ou Matrix? O futuro da fantasia frente à revolução do virtual” – Cristiano Otaviano (UFVJM e UFJF)

 

Entre arte e teoria (sala 2)

“A fantasia dos observadores, a janela e o pintor: diálogos da modernidade” – João Benedito de Freitas Teodoro (UFOP)

“A palavra pintada: a arte sob regência da teoria” – Guilherme Foscolo de Moura Gomes (UERJ)

“A tecelã e seu fio criador: um atelier e os desafios a seu redor” – Edla Eggert (Unisinos)

“Notas sobre os limites da fantasia” – Guilherme Paoliello (UFOP)

 

Outra razão: a literatura fantástica (sala3)

“Sobre a loucura maravilhosa” – Ana Carla Vieira Bellon (UFPR)

“Vestígios de discursos Outros na constituição do discurso fantástico de La mort amoureuse (1836), de Théophile Gautier – William Vieira de Castro (UFRJ)

“O fantástico como categoria modal de contar” – Ana Luiza de Brito Drummond (UFOP)

“Aproximações ao núcleo do horror crítico-fantástico no universo borgiano de Tlön” – Breno Anderson Souza de Miranda (Letras/UFMG)

 

19:30 às 20:30 – “A fábula como ficção filosófica em Vilém Flusser: o caso

Vampirotheuthis Infernalis” – Rodrigo Duarte (FAFICH/UFMG)

 

 

 

15 DE MAIO

Auditório do Museu da Inconfidência

 

9:30 às 12:00 – On Marcuse:

“Marcuse’s Phenomenology” – Andrew Feenberg (Simon Frazer University

 “????”– Peter-Erwin Jansen (University of Applied Sciences, Koblenz / Marcuse-Archiv, Frankfurt)

 

13:30 às 16:00 – Fantasia e Teoria Crítica:     

“Fantasia como história dos desejos desejados” – Vladimir Safatle (USP)

“Fantasm and resistance to criticism” – Marcus Coelen (Ludwig-Maximilians Universität, Muenchen)

“????”– Stefan Gandler (UNAM)

 

 

16:30 às 18:30 – Utopia e Realidade

“Against Catastrophe: Historical Negativity, Eros, and Revolution in Adorno, Marcuse, and Bloch” – Javier Sethness-Castro

“Fantasia e Utopia em Marcuse” – Robespierre de Oliveira (UEM)

“Estética, tecnologia e utopia” – Emerson Pessoa Ferreira e Irlan Von Linsingen (UFSC)

“A estética do capital fictício” – Luciano N. Figueiredo (UFOP)

 

19:30 às 20:30 – “????”

Wolfgang Leo-Maar (UFSCAR)                      

 

 

 

 

16 DE MAIO

Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

 

9:30 às 12:00 – A narrativa posta em cena por Benjamin (sala 1)

“Benjamin, Bioy Casares, Klein: o homem na era de sua reprodutibilidade técnica” – Nicolas Germano Lemos Liotto (UFPR)

“A crítica como possibilidade de criação” – Rizzia Soares Rocha (FAFICH/UFMG)

“Mário de Andrade: um narrador benjaminiano da modernidade?” – Rafael Azzi (PUC-Rio)

“A dialética do sonho e do despertar histórico: fantasia e crítica nas Passagens de Paris” – Alexia Cruz Bretas (Unicamp)

Da crítica ao fantasma (sala 2)

“O simulacro como potência fantasma” – Leandro Lélis (UFMG)

“Por uma filosofia da dinamite: a propósito do rosto da divindade e de sua possível implosão, segundo Deleuze e Guattari” – Henrique Rocha de Souza Lima (UFOP)

“Pequeno ensaio se estética e cosmeto-teologia” – Cintia Vieira (UFOP)

“Fantasia e o detrimento da crítica” – Bruno Curcino Hanke (Faculdade Pitágoras)

 

Fantasia, crítica e psicanálise (sala 3)

“Freud e Flusser” – Claudio Campos (UFOP)

“Freud fantasia?” – Jean Dyego Soares (PUC-Rio)

“Aspectos éticos e estéticos da fantasia em Freud” – Guilherme Massara (FAFICH/UFMG)

“Os sonhos de Adorno” – Douglas Garcia (UFOP)

 

13:30 às 15:30 – Fantasia na era da racionalidade instrumental (sala 1)

“O desafio da estética para a filosofia: Adorno na contramão da petrificação das ciências sociais” – Déborah Antunes (UFSCAR)

“Possibilidades críticas à razão instrumental e mundo administrado, a partir do conceito de fantasia de Adorno” – Marco Antônio Poubel Ministério Filho (FAFICH/UFMG)

“Uma quase fantasia: T. W. Adorno e a música entre imaginação e ideologia – Ari Fernando Maia e Jéssica Raquel Rodeguero Stefanuto (UNESP)

“Indústria cultural e sociedade do espetáculo: a produção da fantasia e da memória na esfera pública” – Robson Loureiro (UFES)

 

A força crítica da ficção (sala 2)

 “Foucault reconta a história” – Guaracy Araújo (PUC-MG)

“Lembretes desmoralizantes, traços latentes de uma vida coletiva” – Flávia Santos de Oliveira (PUC-Rio)

“A realidade da ficção” – Eduardo Pellejero (UFPR)

“Rancière: a política das imagens” – Pedro Hussak van Velthe Ramos (UFRuralRJ)

 

 

Mídia, crítica e fantasia (sala 3)

“A phantasía e a poiesis como superação do mero entretenimento e da mera diversão – da Escola de Frankfurt à paralaxe do Real” – Gustavo Henrique Ferreira (UFU)

“A mídia, o som e a imaginação” – Luíza Spínola Amaral (Faculdade Projeção DF)

“O cinema e a noção de fantasia em Dietmar Kamper e Peter Sloterdijk” – Gustavo de Castro e Silva, Ciro Inácio Marcondes e André Costa Gonçalves (UnB)

A chegada do diabo na terra do big-brother” – Kênia Brandt (CEFET-MG)

 

16:00 às 18:00 – Subjetividade x reificação visual (sala 1)

“Em busca do significado de lúdico, a partir do pensamento de Herbert Marcuse” – Vivian Batista Gombi (UEM)

“A magia, a fantasia e a imaginação como possibilidade de uma redefinição do conceito moderno de liberdade” – Juliana de Souza (USC-SP)

Performance Principle e Performance Art: Marcuse e a normatividade do sensível” – Sílvio Ricardo Gomes Carneiro (USP)

“Fantasia e crítica no fetichismo” – Marilia Mello Pisani (Universidade São Judas Tadeu e Instituto Presbiteriano Mackenzie)

 

Experiência estética e percepção da arte (sala 2)

“Pode a ciência explicar a arte? Considerações sobre a origem e as perspectivas abertas pela neuroestética” – Cecília de Souza Neves (UFU)

“Os limites da crítica na arte contemporânea segundo Arthur Danto” – Tiago Neves (UFOP)

“Considerações sobre três definições essencialistas da arte” – Mariana Lima Muniz (EBA/UFMG) e Abílio Rodrigues Filho (FAFICH/UFMG)

“Arte e autonomia: diálogo com Niklas Luhmann” – Pedro Dolabela Chagas (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)

 

Logos, eikón e a potência crítica do corpo (sala 3)

“Se no início era o verbo, o que nos espera no final?” – Thiago Reis (UFOP)

“A abertura de Vênus” – Raísa Inocêncio (UFRJ)

“Escrita travesti” – Ana Chiara (UERJ)

“Ratos e urubus, larguem a minha fantasia ou cross-dressing: fantasia de gênero, fantasia de classe, fantasia de raça” – Hilan Bensuan (UnB)

 

19:00 às 20:00 – Últimas palavras

“Por trás da fantasia nada há para se ver” – Bruno Guimarães (UFOP)

“Gracias” – Imaculada Kangussu (UFOP)

 

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