Funk Ostentação e Rolezinhos são debatidos na VI Conferência Bianual da Sociedade Internacional Herbert Marcuse

Aconteceu na Universidade de Salisbury (em Maryland - EUA), de 12 a 15 de novembro, a VI Conferência Bianual organizada pela Sociedade Internacional Herbert Marcuse com o tema “Praxis e Crítica: Libertação, Pedagogia e a Universidade”.

O evento contou com a abertura de uma das plenárias por Peter Marcuse, filho de Herbert Marcuse, além de workshops, mesas redondas e uma exposição em galeria de arte, entre outras atividades.

Foto de Verdin-Bremer: Alessandra M. S. Verdin-Bremer e Peter Marcuse na abertura das atividades do dia 13 de novembro.

Entre os temas debatidos estão:

·         Promovendo a Libertação: Pedagogias de Praxis e Envolvimento Comunitário;

·         "Santa Teoria Crítica, Batman!": Marcuse está nos quadrinhos;

·         Em Busca da dimensão estética: Arte, Dominação, e Resistência;

·         Tecnologia como um Imaginário Libertador: Utopia, Prefiguração, e Democracia;

·         Desafiando Políticas Reacionárias pela Teorização da Intersecionalidade;

·         Marcuse e o Futuro da Teoria Crítica para o século 21: Um Painel de Discussão;

·         Cultura Popular e Política Prefigurativa;

·         Racionalizando Ambientes: construindo e desconstruindo a Natureza;

·         Reconcebendo os 'Outsiders': A Resistência dos Marginalizados ao Redor do Mundo.

Compondo a mesa de exposições do último tema, foi apresentado o paper “Funk Ostentação, Rolezinhos e a Produção da Alteridade: Um Caso Brasileiro em Diálogo com o Homem Unidimensional”. No trabalho, Alessandra M. S. Verdin-Bremer e Robson Loureiro tratam dos modos com os quais jovens brasileiros concebem as noções de inserção social e consumo por meio de movimentos – os Rolezinhos – fomentados por um gênero musical e iniciados em redes sociais – especialmente o Facebook. Para além da interface reificadora estimulada por estes últimos, é possível encontrar o potencial subversivo existente nos Rolezinhos.

Para maiores informações a respeito do evento e da Sociedade Internacional Herbert Marcuse, seguem os links abaixo.

Home Page da Salisbury University: http://www.salisbury.edu/marcuse/

Home Page da Sociedade Internacional Herbert Marcuse: https://sites.google.com/site/marcusesociety/Home