Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Filosofia da UFES

No centenário da Revolução Russa, Nepefil avalia impactos no Brasil

Dando continuidade ao seu ciclo anual de colóquios filosóficos: “debates impertinentes”, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Educação e Linguagens (Nepefil) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) lembra o centenário da Revolução Russa.

Nepefil promove café filosófico para debater intolerância religiosa

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Educação e Linguagens (Nepefil) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) realiza, a partir da próxima semana, seu ciclo anual de colóquios filosóficos: “debates impertinentes”. O primeiro evento acontece na terça-feira, 31 de outubro, às 19h, no Anfiteatro I do CCHN. O tema em pauta será a “Intolerância Religiosa no Brasil pós-golpe/16”.

Colóquio Internacional Adorno - Reinvenção da Dialética

Acontece de 22 a 24 de agosto na FFLCH - USP ( Faculdade de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas - Universidade de São Paulo) o Colóquio Internacional Adorno - A Reinvenção da dialética. Todas as mesas e conferências serão abertas ao público.

"Do mito da caverna à caixa-preta da sociedade excitada" é tema de debate do próximo Café Filosófico

No dia 28 de Junho (terça-feira), dando continuidade ao projeto Colóquios filosóficos: Debates Impertinentes, o NEPEFIL tem a honra de convidar a todos para participarem do nosso próximo encontro.

O tema “Do mito da caverna à caixa-preta da sociedade excitada” será tratado pelo Professor Doutor Robson Loureiro. O encontro acontecerá das 18h às 20h na sala do NEPEFIL (segundo piso do prédio MAJE – Localizado entre o IC III e IC IV no Centro de Educação).

Cine Metrópolis traz mostra com produções de estudantes da UFES

O Cine Metrópolis vai receber nessa quinta-feira (28) às 18h40min a primeira Mostra Na Janela. A mostra exibirá produções de alunos participantes do projeto de extensão Janela – Núcleo de Produção Audiovisual, do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A entrada é franca.

Cartaz da Mostra na Janela

Filosofia em 10 lições

Recentemente, a Editora Vozes lançou a coleção “10 Lições”, uma coletânea reunindo as principais ideias e questões apontadas por grandes ícones da Filosofia. Os 17 volumes em formato de bolso oferecem um diálogo simples, mas bastante instrutivo sobre a obra e a trajetória de nomes como Maquiavel, Hegel, Carl Schmitt, Foucault, entre outros.

Livro "10 Lições Sobre Adorno", Editora Vozes.

Funk Ostentação e Rolezinhos são debatidos na VI Conferência Bianual da Sociedade Internacional Herbert Marcuse

Aconteceu na Universidade de Salisbury (em Maryland - EUA), de 12 a 15 de novembro, a VI Conferência Bianual organizada pela Sociedade Internacional Herbert Marcuse com o tema “Praxis e Crítica: Libertação, Pedagogia e a Universidade”.

O evento contou com a abertura de uma das plenárias por Peter Marcuse, filho de Herbert Marcuse, além de workshops, mesas redondas e uma exposição em galeria de arte, entre outras atividades.

Sétima edição do EREBIO Regional 02 abre inscrições para trabalhos e propõe a discussão sobre a tecitura entre educação, ciência e cultura

A Associação Brasileira de Ensino de Biologia - Regional 02 RJ/ES - promoverá entre os dias 05 e 07 de agosto de 2015 seu VII Encontro Regional - VII EREBIO - , com o tema central "Tecendo Laços Docentes entre Ciência e Culturas".

O trágico, o sublime e a melancolia - 12º Congresso Internacional de Estética – Brasil

Belo Horizonte, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH), UFMG

Call for Papers - A Sociedade Internacional Herbert Marcuse promove sua 6ª Conferência Bienal

De 12 a 15 de Novembro de 2015 se dará a 6ª Conferência Bienal promovida pela International Herbert Marcuse Society, na Universidade de Salisbury, Maryland - EUA.

Intitulada "Praxis e Crítica:Libertação, Pedagogia, e a Universidade", o propósito dos idealizadores do evento é fomentar a discussão sobre os mais recentes problemas e contradições inerentes à sociedade capitalista resultando em uma série de crises que se manifestam, aparentemente de modo permanente.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.